quinta-feira, 2 de abril de 2009

III Miragem - 2008

Na edição 2008, o destaque foi o curta A dois Passos do Paraíso, de Alan Russel. Gravado em Miracema retrata a história do caminhoneiro Arlindo Orlando e sua então noiva, a Mariposa Apaixonada.
O filme ganhou os dois prêmios mais importantes: Melhor Filme Tocantinense e Melhor Filme da Mostra.
O Enfim Sós, de André Araújo levou o prêmio de Melhor Filme Documentário. Melhor Filme de Ficção ficou com Tempo de Ira, de Marcela Cartaxo e Gisella de Mello. Melhor Filme Animação foi para Marão, Diego Stoliar, Alessandro Monnerat, Eduardo Perdido, Thomas Larson, Pedro Iuá, Rosaria com o curta EngoleDuasErvilhas, todos na categoria Júri Popular.

Foram inscritas 16 produções de todo o país, sendo cinco tocantinenses.
Após a premiação foi exibido, como mostra não competitiva, o primeiro filme de longa metragem do Tocantins, Corpos Perdidos Na Estrada, do cineasta Hélio Brito. Há mais de vinte anos Brito trabalha com a produção audiovisual, nesta edição ele foi a personalidade homenageada.

Festival de Videoclipes Independentes
Melhor Videoclipe Independente Nacional :
Piada Cruel – banda Charme Chulo (Curitiba-PR - 2008 - Destilaria do Audiovisual);
Melhor Videoclipe Independente Tocantinense:
Carta aos 26 – banda CriticosLoucos (Palmas-TO – 2008, de Caio Brettas - Trade Rock).
Mostra Competitiva
Melhor Filme da Mostra: A Dois Passos do Paraíso – de Alan Russel (Miracema-TO)
Melhor Filme Ficção: Tempo de Ira – de Marcela Cartaxo e Gisela de Mello (Rio de Janeiro - RJ)
Melhor Filme Animação : EngoleDuasErvilhas – de Marão, Diego Stoliar, Alessandro Monnerat, Eduardo Perdido, Thomas Larson, Pedro Iuá e Rosaria (Rio de Janeiro – RJ)
Melhor Filme Documentário: Enfim Sós – de André Araújo (Palmas-TO)
Melhor Filme Tocantinense : A Dois Passos do Paraíso – de Alan Russel (Miracema)

Matéria veiculda na RedeSat/TvPalmas - sucursal TvBrasil

Histórico Miragem


Arquivo Mostra Miragem
Sala de projeção do Cine Operário: João Milhomem e Bob Floriano em 1978

A 1ª edição do Miragem foi realizada em praça pública, no dia 11 de agosto de 2006, como programação paralela ao festival Agosto de Rock. O público presente naquela privilegiada noite pôde assistir os curtas premiados das primeiras edições do renomado Festival de Cinema e Vídeo de Palmas - o Chico, parceiro da mostra.

Na primeira edição, a mostra não tinha caráter competitivo.

A 2ª edição aconteceu nos dias 01 e 02 de dezembro de 2007, no auditório do campus da UFT em Miracema, tendo como parceiras a Universidade Federal do Tocantins e a Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo – ATCV (ABD-TO).

Na primeira noite, foram exibidos 18 curtas-metragens, que foram submetidos a Júri Popular,sagrando-se vencedores:
Melhor Filme da Mostra
Punk Rock Hardcore, Alto José do Pinho, de Cláudio Assis, Adelina Pontual e Marcelo Gomes, da produtora Parabólica Brasil, de Recife-PE.
Melhor Filme Tocantinense
Tente Outra Vez, de Fernando Gomes, da Inusitada Produções Cinematográficas.

Na mesma noite, foi homenageado o Sr. Severino Lopes Teixeira, ex-proprietário de uma das primeiras salas de cinema do Tocantins – o Cine Operário, que funcionava em Miracema.

No domingo,02, foram entregues os troféus aos realizadores dos filmes premiados e houve o lançamento de duas produções: o curta Kitnet–O filme, de André Araújo, Produtora Public – Propaganda & Marketing, de Palmas -TO; e o longa-metragem Cumade Fulozinha, produção pernambucana de Ademir Paulo, da Studio 3 Produções.

Para o idelizador da mostra, Cássio Cerqueira, “a parceria com o campus de Miracema da UFT foi fundamental para a realização do evento, tendo havido esforços para que houvesse a estrutura ideal para a exibição das produções”.

O diretor do campus, professor Pedro Albeirice, entende que a UFT deve estar a serviço da comunidade, manifestando-se feliz por ter contribuído com um evento dessa envergadura. Ele identifica a primeira capital do Tocantins como uma cidade com potencial para tornar-se um pólo cultural de grande destaque.
Fonte: Ascom Miragem